O projeto


O Sea for Society – Um Mar para a Sociedade (SfS) é um projeto financiado pela DG Research & Innovation, rubrica Ciência na Sociedade. Começou a 1 de junho de 2012 e tem duração de 42 meses.
 

Título do projeto . Sea for Society 
Acrónimo . SfS 
Programa de financiamento (7º PQ) . Ciência na Sociedade – 2011-1, Mobilização e aprendizagem mútua (MML) 
Contribuição financeira da UE . 4.260M euros 
Início . 1 de junho de 2012 
Fim . 30 de novembro de 2015 
Número de parceiros . 20 
Número de parceiros associados . 8 
Número de países . 12  
Coordenador do projeto . Nausicaá, França




Para uma nova sociedade, para uma Blue Society – Sociedade Azul



O SfS reunirá investigadores, organizações da sociedade civil, cidadãos e jovens europeus num processo de consultas, aprendizagem mútua e ação conjunta, para identificar problemas comuns e apontar soluções que garantam a gestão sustentável dos serviços do ecossistema marinho.

Os resultados das consultas do SfS alimentarão a governação da I & D e a governação do mar, informando um novo conceito de Blue Society Sociedade Azul, e melhorando a investigação relacionada com os mares e oceanos aos níveis regional, nacional e europeu.


O projeto divide-se assim em três fases:
·                     Consultas
·                     Ações de mobilização
·                     Conceito de Blue Society – Sociedade Azul




As fases de consulta e mobilização serão essenciais no sentido de afirmar o carater coletivo das recomendações para um futuro melhor.



1. PROCESSO DE CONSULTAS
As consultas respondem aos princípios do diálogo participativo e dividem-se em:

·                     Consultas a cidadãos/jovens
·                     Consultas a partes interessadas.


O SfS definiu nove áreas geográficas (França, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha e Suécia), de forma a cobrir as diferenças geográficas e culturais no processo de consultas. Em cada país, serão discutidos problemas de dois grandes setores, de entre:

Abastecimento alimentar | Lazer e turismo | Saúde humana | Um lugar para viver | Transportes | Energia

As consultas portuguesas versam o lazer e turismo e os transportes. Os resultados das consultas serão comparados e analisados a nível transnacional de modo a identificar aspetos comuns e diferenças entre as regiões e culturas europeias.

Para mais informações sobre o processo de consultas em Portugal, clique aqui.





2. AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO
A informação gerada nas consultas será posta à consideração dos participantes e encaminhada para uma fase de mobilização e capacitação, na qual se traçará um plano para alargar a transferência de conhecimento a um público bastante mais vasto. O foco desta fase será a capacitação de atores e cidadãos para medidas concretas que ajudem a enfrentar os desafios identificados.

As atividades desta fase incluirão formação para capacitar organizações de comunicação de ciência e potenciais líderes (organizações da sociedade civil, museus da ciência e aquários, jornalistas, departamentos de comunicação de institutos marítimos, etc.) através de um programa tipo “Academia do Mar”.




3.CONCEITO DE BLUE SOCIETY – Sociedade Azul
O SFS propõe-se desenvolver o conceito de Blue Society – Sociedade Azul com o objetivo de ajudar a cumprir a estratégia da Europa 2020 para o “crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”. A Blue Society – Sociedade Azul será apresentada aos participantes nas consultas. O contributo de todos neste processo, por sua vez, enriquecerá o conceito, pois serão identificadas áreas onde é necessária investigação orientada para as soluções da Blue Society – Sociedade Azul.

O conceito de Blue Society – Sociedade Azul inspira-se no de economia verde, definido pelas Nações Unidas. É sua premissa que a sociedade deve cumprir dois imperativos: 1) satisfazer as necessidades dos atuais habitantes do planeta e 2) preservar os meios de subsistência das gerações vindouras – neste caso, os recursos e serviços fornecidos pelo oceano.

O conceito de Blue Society – Sociedade Azul põe a humanidade em destaque. Incentiva os cidadãos a agir e a participar em soluções concretas. Em última instância, desafia a sociedade a identificar uma Blue Society – Sociedade Azul que garanta um futuro para as próximas gerações.

A Blue Society – Sociedade Azul será divulgada de várias formas e em diversos contextos, para garantir que influencia as políticas marítimas.

.


Sem comentários:

Enviar um comentário